Quental 488

No centro do Porto, por trás de uma fachada estreita de azulejo verde escuro, um edifício antigo estende-se para o interior do quarteirão, terminando num pequeno jardim fechado. Recentemente remodelado, o prédio conserva alguns elementos arquitectónicos interessantes

Quental 488

Quental 488 No centro do Porto, por trás de uma fachada estreita de azulejo verde escuro, um edifício antigo estende-se para o interior do quarteirão, terminando num pequeno jardim fechado. Recentemente remodelado, o prédio conserva alguns elementos arquitectónicos interessantes

A clarabóia a encimar o vão de escadas, o guarda-corpos em madeira torneada, as portas e rodapés altos e o belíssimo pavimento em madeira natural dão-lhe carácter e ajudaram a definir o ambiente romântico dos cinco apartamentos T0 que fazem parte deste projecto de interiores global.

Procurámos criar espaços luminosos, com uma decoração eclética, que buscou inspiração num certo minimalismo nórdico, apimentado com uns toques de portugalidade que fomos buscar aos azulejos antigos. Quisemos ambientes marcados pela suavidade dos tons pastel e pelo romantismo dos candeeiros de latão e vidro opalino.

Partindo de uma colecção de azulejos antigos da proprietária, criámos cinco painéis que definem as cores e o estilo de cada um dos estúdios. Com eles fizemos espelhos, mesas de centro e até cabeceiras de cama. Este elemento distintivo surge também na placa que identifica a porta de cada apartamento e no porta-chaves que será entregue aos hóspedes à chegada ao alojamento. Recuperámos móveis, a que demos uma nova função, como as velhas “peniqueiras” de madeira de castanho que transformámos em mesas de cabeceira com puxador de mármore e latão.

Na entrada do prédio, criámos uma minibiblioteca, à qual os hóspedes têm acesso livre, para levar um livro ou deixar um livro. Ainda neste espaço, com ripas de pinho e telhas antigas de cerâmica vidrada concebemos uma instalação que dá cor ao espaço e estabelece o ambiente geral.


Serviço: Design e Decoração

Local: Porto

Ano: 2020